Posted by: Halloween | January 11, 2007

O Plano de Bush para o Iraque

“Um senador republicano afirmou hoje que o plano do Presidente George W. Bush para o Iraque, que prevê o envio de mais 21.500 soldados para o país, constitui “o pior disparate” da política externa norte-americana desde a guerra do Vietname.

“O discurso proferido pelo Presidente constitui o pior disparate da política externa deste país desde o Vietname”, afirmou o senador Chuck Hagel, veterano condecorado naquela guerra.

O senador do Nebraska e um dos potenciais candidatos republicanos às presidenciais de 2008, prometeu, por isso, opor-se à concretização do documento.

Hagel proferiu estas declarações na comissão de Assuntos Externos do Senado, que hoje ouviu a secretária de Estada norte-americana, Condoleezza Rice, sobre a nova estratégia da Administração para o Iraque, apresentada ao país por Bush.

O ponto mais polémico do plano é o envio de mais 21.500 militares para o Iraque, contrariando os apelos da oposição e da maioria da opinião pública para o início do regresso dos soldados americanos. Ao discursar ontem à noite, Bush avisou que se os EUA retirassem as suas forças do país, “o Governo iraquiano não se aguentaria; o país desintegrar-se-ia e haveria um massacre de dimensões inimagináveis”.

Também o senador democrata Joseph Biden, que preside desde a semana passada à comissão do senado, afirmou que a política de George W. Bush para o Iraque constitui “um erro trágico”.” – in Público, http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1282153

Não percebo. Vindo dele (Bush), estavam mesmo à espera de outra coisa?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: